Acessibilidade

Internet para Todos

Trabalhamos com acessibilidade e inclusão digital para pessoas portadoras de necessidades especiais visando sua percepção, compreensão, navegação e interação na web. Saiba mais sobre o assunto ou entre em contato.
/entre em contato

O que é acessibilidade?

A acessibilidade na Web significa que pessoas com deficiências podem usar a internet. Mais especificamente, a acessibilidade em sites significa que pessoas com deficiência possam perceber, compreender , navegar e interagir com a Web , e contribuir para a internet. Acessibilidade na internet também beneficia outras pessoas, incluindo as mais velhas com a mudança de habilidades devido ao envelhecimento.

Acessibilidade Web engloba todas as deficiências que afetam o acesso à internet , incluindo visuais, auditivas, físicas, de fala cognitivas e neurológicas.

Milhões de pessoas têm deficiências que afetam o uso e interação na web. Atualmente a maioria dos sites e software para a web têm barreiras de acessibilidade que tornam difícil ou impossível para muitas pessoas com deficiência a usar a internet. Por isso que quanto mais sites e softwares se tornarem acessíveis e disponíveis, mais as pessoas com deficiência serão capazes de usar e contribuir para a Web de forma mais eficaz .

Um site acessível também beneficia as pessoas sem deficiência. Por exemplo, um princípio fundamental da acessibilidade é a criação de sites e software que são flexíveis para atender às diferentes necessidades do usuário , preferências e situações. Desta forma, esta flexibilidade também beneficia as pessoas sem deficiência em certas situações, como as pessoas que utilizam uma conexão lenta de Internet , as pessoas com deficiência "temporária" , como um braço quebrado , e as pessoas com a mudança de habilidades devido ao envelhecimento.

Porque a acessibilidade é importante?

A internet hoje é um recurso cada vez mais importante em muitos aspectos da vida : educação, emprego, governo , comércio, saúde , recreação e muito mais. É essencial que os sites sejam acessiveis a fim de proporcionar igualdade de acesso e a igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência. Uma Web acessível também pode ajudar as pessoas com deficiência a participarem mais ativamente na sociedade .
A internet oferece a possibilidade de um acesso sem precedentes à informação e interação para muitas pessoas com deficiência. Ou seja, as barreiras de acessibilidade para impressão , áudio e mídia visual pode ser facilmente superada através da tecnologia digital.

É importante ressaltar como os impactos da internet influenciaram sobre a vida das pessoas com deficiência , as questões de inclusão digital e acessibilidade Web e como ajuda no aspecto da responsabilidade social corporativa.

Outra consideração importante para as organizações é que a acessibilidade em sites agora é exigida por leis e políticas governamentais na maior parte dos paises, como o Brasil por exemplo. (Veja mais sobre a Lei de acessibilidade no Brasil)

Os softwares de acessibilidade

Grande parte do foco na acessibilidade para websites tem sido sobre as responsabilidades dos desenvolvedores web. No entanto, os software leitores também tem um papel vital na acessibilidade. Os Softwares precisam ajudar os desenvolvedores a produzir e avaliar sites acessíveis a serem utilizáveis por pessoas com deficiência.

Um dos papéis da Web Accessibility Initiative (WAI) é desenvolver diretrizes e técnicas que descrevem soluções de acessibilidade para software Web e desenvolvedores. Estas diretrizes WAI são consideradas como o padrão internacional para a acessibilidade web.

Tornando seu site acessível

Tornar um site acessível pode ser simples ou complexo, dependendo de muitos fatores, como o tipo de conteúdo, o tamanho e a complexidade do site, e as ferramentas de desenvolvimento e meio ambiente.

Muitos recursos de acessibilidade são facilmente implementados se forem planejados desde o início do desenvolvimento do site ou em seu redesign. A contrução e estruturação de sites inacessíveis pode exigir um esforço significativo, especialmente sites que não foram originalmente "codificados" corretamente com marcação XHTML padrão, e sites com determinados tipos de conteúdo, tais como multimídia e etc.

Avaliando a acessibilidade de um Web Site

Ao desenvolver ou redesenhar um website, é muito importante que se faça uma avaliação da acessibilidade no início e durante o processo de desenvolvimento do projeto pois assim pode-se identificar problemas de acessibilidade o quanto antes, facilitando assim um processo como um todo. Técnicas simples como alterar configurações em um navegador pode determinar se uma página da Web atende algumas diretrizes de acessibilidade. Uma avaliação abrangente para determinar se um site cumpre todas as diretrizes de acessibilidade é muito mais complexa.

Existem ferramentas de validação que ajudam na avaliação. No entanto, nenhuma ferramenta por si só pode determinar se um site cumpre as normas de acessibilidade. Apenas uma avaliação feita por especialistas em usabilidade e usuários técnico portadores de deficiência podem avaliar e validar se um site esta realmente acessível para todos.