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Por que as empresas optam por redesenhar suas marcas?

12/08/2016

Por que as empresas optam por redesenhar suas marcas?

Por que as empresas optam por redesenhar suas marcas?

Ja faz um tempinho que o Instagram lançou sua nova logo. E desde que isso aconteceu, pessoas de todo o mundo, tem a mesma opinião sobre o assunto, elas ainda preferem o antigo logotipo. Ninguém saudou a nova marca, e é exatamente por isso que iremos falar um pouco mais sobre esse assunto.
 
Redesenhar uma nova marca ou “rebranding”, nunca foi uma tarefa fácil para qualquer empresa. É um grande salto, e determina a identidade da organização. O tiro pode muito bem sair pela culatra, mas quase todas os grande empresa de tecnologia que conhecemos passaram por esse processo de redesign. Só para citar alguns, Google, Apple, Microsoft e Yahoo são algumas delas.

Aprendendo com o case de rebranding do Instagram

O Instagram, por exemplo, não foi tão bem assim. As pessoas ainda preferem o logotipo antigo, mas o novo logotipo, na verdade, é mais consistente em várias plataformas. Mais importante ainda, é agora de cor independente. Agora ele pode ser usado em qualquer lugar, no preto e branco, quanto para telas de Retina 4K sem ter que se preocupar com suas aplicação de cores e isto é o oposto de sua antiga logo.
O novo logotipo não é apenas mais simples, é mais fácil de lembrar e tem como alvo a juventude.
A logo antiga parecia mais um ícone de aplicativo, e é praticamente óbvio que ele não vai funcionar para uma empresa de escala global como o Instagram.

Uma empresa como Instagram, precisa de um logotipo que deva ser reconhecida por gerações. Graças à sua popularidade, o antigo logotipo do Instagram foi muito bem, porque eles nunca mudaram. As pessoas viram o logotipo antigo por muito tempo e não conseguem imaginar o Instagram sem seu ícone de câmera retro. E sim, o Instagram deveria ter passado pela fase de rebranding há muito tempo atrás, e é por causa deste erro que as pessoas ainda preferem a antiga logo.

Mas finalmente, o rebranding enfim aconteceu. Você pode estar se perguntando, qual é a real necessidade disso? Por que motivo o rebranding é tão importante neste momento, que empresa precisa mudar toda sua indentidade de uma vez. Sem dúvida rebranding é um passo grande, e de fato ele decide o futuro de uma empresa.

Uma das razões mais claras que notamos no redesign de uma marca na maioria dos casos é a inconsistência da marca vigente, que enfraquece e não consegue sustentar seu negócio de forma rígida e positiva por muito tempo. Na maioria dos casos, muitas empresas chegam a um determinado ponto, precisando seguir em frente e tendo que apresentar uma nova marca, mais consistênte, positiva e que siga as tendências do mercado que ela se encontra e pretende seguir.

O que se fala muito neste momento é o o conceito “flat design”, que segue uma tendência forte no mercado e muitas empresas tem mudado suas marcas seguindo essa linha, plana. Mais uma vez a lista inclui, Mastercard, Instagram, Google, Microsoft, Logitech e muitos mais.

As mudanças são sempre bem-vindas.  Um olhar novo e refrescante diz o potencial de uma empresa e como ela se comporta perante seus clientes e o mercado que atua.
Considerando o lado psicológico, as pessoas tendem a confiar mais em uma marca quando ela percebe que a empresa está pensando para a frente. Se uma empresa não mudou seus princípios de design durante mais de uma década, tem boas chances de encontrar um declínio considerável na sua atividade global nos próximos anos.

Concluindo

Rebranding é um passo necessário nos dias de hoje. Você não pode ignorá-lo, já que a mudança tornou-se uma necessidade na enorme concorrência que observamos hoje. O que faz você se destacar é a sua identidade, a presença digital e inúmeros outros fatores semelhantes.

Um ponto importante que deve ser observado, é que o rebranding é uma tarefa crucial e delicada. Deve ser feito após a devida investigação e análise de mercado. Sempre há uma razão por trás do sucesso de uma grande marca e o motivo pelo qual ela é bem sucedida.
Para concluir, os designers não são apenas meros criadores, eles são bons pesquisadores e analistas tambem, um bom designer deve possuir essas habilidades, dada a concorrência no mercado de hoje.