Grupo W2B, Internet para Negócios

Tudo o que você precisa saber sobre Flat Design, o visual que invadiu interfaces de sites, apps e até do iPhone

09/08/2016

Tudo o que você precisa saber sobre Flat Design, o visual que invadiu interfaces de sites, apps e até do iPhone

Tudo o que você precisa saber sobre Flat Design, o visual que invadiu interfaces de sites, apps e até do iPhone
Por Isabella Sanchez

Os dias de ilustração e ícones realistas se fora. No lugar, ficaram as técnicas de design minimalistas, as cores fortes e chapadas e a tipografia simples. O chamado flat design dominou. O web design está sempre em constante mudança, mas saber extrair corretamente as tendências é o caminho para não cair em armadilhas do modismo e acabar perdendo projetos por falta de validade.

As interfaces flat ganharam a cena após o redesign da Microsoft para o Windows 8. Eram tempos que a Apple mergulhava no design com ícones realistas para o iOS. E então vieram as live tiles, com seus quadrados vibrantes e ícones simples, na maior mudança visual já feita no sistema operacional da companhia. Eram de se esperar que os comentários sobre o novo design se espalhassem. Até então nenhuma outra empresa havia apostado na tendência de forma tão radical.

A tradução do flat design seria algo como Design Plano. É um método que não inclui efeitos 3D nos elementos, como sombras, gradientes, chanfros ou relevos. A tendência preza por cores sólidas e, geralmente, por elementos planos, mas não se descarta a possibilidade de aplicas efeitos de profundidade nesses elementos, formando o que é chamado de quase flat.

A simplicidade e o uso de elementos minimalistas enfatizam a usabilidade e funcionalidade da interface. Mas a premissa não é regra: o flat design tem a ver com o minimalismo porque faz uso de formas simples e exclusão de excessos em sua composição. E isso não quer dizer que ele será mais funcional do que um projeto que use elementos estéticos mais elaborados.

No fim, o que torna uma interface funcional é o uso correto dos elementos estéticos, independente do estilo que a pessoal adote. É sempre importante colocar os prós e contras na balança na hora de optar pelo visual. Qualquer linha de design precisa ser seguida com planejamento, seja para encher um ícone de detalhes ou apagar tudo e começar com um grande círculo vermelho vivo para um botão.